Skip Navigation Links

 
 
        Filiada à:
Grande Loja Maçonica do Estado de São Paulo
 

A Loja
 

Sagração do Templo da Loja “JOSÉ FERREIRA VIEIRA Nº 168”

A Loja Simb∴ José Ferreira Vieira 168 teve sua origem numa crise administrativa da GLESP. No início de 1975, a Loja “União Universal 50” era administrada por jovens maçons. A querela jurídico-administrativa da Maçonaria Paulista acabou refletindo em Votuporanga, fazendo com que houvesse uma divisão entre seus membros. Os mais jovens optaram pela liderança do Grão Mestre Pelúcio, enquanto que a “Velha Guarda” se aliaram ao Sereníssimo Grão-Mestre Francisco Rorato. No dia 04 de junho de 1975, a União Universal 50 optou pelo rompimento com o Sereníssimo Grão-Mestre Francisco Rorato, eliminando 28 membros de seu quadro de obreiro, justamente os que apoiavam o mandatário da GLESP. A maior parte deles se uniu e fundou a “José Ferreira Vieira”. No princípio, as reuniões aconteciam nos fundos da Farmácia Gallo, sob a presidência dos Delegados da GLESP, da ala oficial do Sereníssimo Grão-Mestre Francisco Rorato, os IIr∴ João Santo e Mapele. Houve até uma tentativa de pacificação, mas isso não aconteceu.

Em 1º de outubro de 1975, realizou-se a sessão da fundação oficial, com os 12 (doze) IIr∴ fundadores, ficando a 1ª Diretoria Interina, até a obtenção da Carta Constitutiva, assim constituída: Ven∴ Mestre Aristides Gallo; 1º Vig∴ Fioravante Affolotti; 2º Vig∴ César Caproni, Orador José Rubens Fernandes; Tesoureiro Geoffrey Vieira, Chanceler Cassiano José da Silva; M∴ CCr∴ Guerino Viscardi; 2 º Diac∴ Manuel Gimenes; 1º Diac∴ Antonio Pires; Guarda do Templo Valdemar Dellavale; Cobridor Haroldo Mazaferro e Secretário Benedito Lopes de Oliveira.

Com diretoria eleita e empossada, mas sem um templo próprio, começou o período de sacrifícios e peregrinações. Muitas Sessões foram realizadas nos lares dos IIr∴, depois funcionou por um ano num dos pavilhões do Recinto de Exposições, posteriormente num salão cedido pelo Ir∴ Orlando Garcia Carrilho, localizado no 1º andar da sua loja. Até que o então prefeito Mário Pozzobom, doou um terreno na Avenida Cuiabá, iniciando-se a construção do Templo, cuja inauguração aconteceu no dia 22 de junho de 1984, num clima de paz e harmonia, restabelecidas as relações com a Loja União Universal 50. Infelizmente, nem todos os fundadores puderam assistir à magnífica Sessão Solene de Sagração do templo, que foi conduzida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Walter Ferreira e pelos Iir∴ Gentil de Oliveira e Umberto Gadelha dos Santos.



   
 
 
ARLS "José Ferreira Vieira" Nº 168
 
Rito Escocês Antigo e Aceito
Reuniões às Segundas-Feiras - 20h na Av Cuiabá, 4476 - Jd. Bom Clima
Oriente de Votuporanga - SP
Filiado à GLESP São Paulo/SP - Brasil

Billalba CarvalhoGalias Atraente Móveis Rosa Mistica Herrera e Scopel Advogados Madrid Imóveis Ped Frios Marcinho Costa Produções Artisicas Imobiliária Padroeira
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual